quarta-feira, dezembro 08, 2004

O Silêncio é a pior das violências
O Departamento Federativo de Mulheres Socialistas de Santarém organizou, no passado dia 11 de Dezembro, uma acção de sensibilização contra a violência contra as mulheres. A acção teve lugar no Mercado do Entroncamento, onde as mulheres socialistas do Distrito de Santarém entregaram documentos informativos sobre o assunto, tentando assim despertar a consciência de homens e mulheres para este crime público. Os documentos entregues davam a conhecer os números da violência contra as mulheres em Portugal, bem como as Instituições de apoio a este flagelo.

Os Números da Violência
- 1 em cada 2 mulheres portuguesas é vítima de pelo menos um acto de violência
- 1 em cada 3 mulheres portuguesas é vítima de acto de violência continuada e repetida
- 50% das mulheres portuguesas vítimas de violência são vítimas de violência psicológica
- 43% da violência contra as mulheres portuguesas ocorre no espaço doméstico
- Só 1% das mulheres portuguesas vítimas de violência pedem ajuda
- Não chegam a 250 os casos de violência contra as mulheres portuguesas julgados em Tribunal, apesar da violência doméstica ser crime

A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES É UM CRIME PÚBLICO. DENUNCIE-O.

LIGUE!
Estas são as linhas dos seus direitos:

Fundação Bissaya Barreto
239 800 400 – SOS Mulher

AMCV
21 386 67 22 / 21

UMAR
21 886 70 96

APAV
21 887 63 51 / 707 20 00 77

CIDM
800 20 21 48

Linha Nacional de Emergência Social
144

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Tomar apresenta Núcleo Concelhio de Mulheres Socialistas
No passado dia 04 de Dezembro foi apresentado, em Tomar, o Núcleo Concelhio de Tomar de Mulheres Socialistas. A Presidente do Departamento Federativo de Mulheres Socialistas de Santarém, Fernanda Asseiceira, saúda esta iniciativa, uma vez que este é o primeiro núcleo de mulheres socialistas criado a nível distrital.
A cerimónia de apresentação teve lugar no Restaurante “O Convívio”, em Tomar, seguida de um jantar, que serviu também para comemorar os 30 anos de vida da JS de Tomar.
Departamento tem nova Presidente
A camarada Fernanda Asseiceira assumiu interinamente funções de Presidente do Departamento Federativo de Mulheres Socialistas de Santarém, no passado dia 03 de Novembro.
De lembrar que, até à referida data, o Departamento era presidido pela camarada Idália Moniz, que passou a assumir funções no Secretariado Nacional do PS.
É com grande orgulho que as mulheres socialistas do Distrito de Santarém aproveitam para apresentar saudações a Idália Moniz, pelas novas responsabilidades e desafios que tem a partir de agora no Partido Socialista.