sexta-feira, junho 22, 2007

MULHERES SOCIALISTAS VISITARAM CENTRO INFANTIL DE RECUPERAÇÃO DE TOMAR








Na sequência da realização das Jornadas Parlamentares do Partido Socialista, que decorreram em Tomar nos dias 18 e 19 de Junho, o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Santarém organizou uma visita, no dia 19 de Junho, pelas 16 horas, à instituição CIRE – Centro Infantil de Recuperação, em Tomar.
A visita contou com a presença da Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Manuela Augusto, e de um conjunto de deputadas e membros do Conselho Consultivo do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Distrito de Santarém. Tivemos a oportunidade de visitar todas as valências da instituição.
O CIRE é uma IPSS que presta apoio à população portadora de deficiência essencialmente residente no Concelho de Tomar.
Comporta as seguintes valências:
- CAO – Centro de Actividades Ocupacionais;
- CRP – Centro de Reabilitação Profissional;
- Residência – Lar.
Iniciámos a visita pelas instalações do CAO. Os utentes, ou os meninos como carinhosamente são tratados, quer pelos membros da Direcção quer pelo pessoal técnico, desenvolvem diversas actividades, desde os trabalhos em madeira e artes decorativas à tapeçaria e bijuteria, sempre em regime de roulement, ou seja, todos passam por todas as actividades.
Em seguida visitámos as novas instalações, que se encontram em fase de acabamento, prevendo-se a sua conclusão para Setembro desde ano. As novas instalações irão permitir dar uma resposta com maior qualidade às necessidades dos utentes.
No Lar residencial encontram-se 14 utentes, que durante o dia estão a desenvolver as suas actividades quer no CAO quer no CRP.
De realçar o ambiente de “casa” que se vive no lar, não denotando a vertente de institucionalização, com tarefas distribuídas e efectuadas por todos.
No Centro de Reabilitação Profissional foi possível visitar todas as oficinas, encontrando-se neste momento cerca de 98 formandos em formação distribuídos por diversas áreas de formação, que vão desde a carpintaria e às artes gráficas, passando pelos bordados, reparação de electrodomésticos e electricidade da construção civil.
No final da visita, a instituição ofereceu um lanche onde esteve presente também grande parte do corpo técnico que compõe os quadros da instituição.
A todos os membros do CIRE, um OBRIGADO por esta visita que foi muito enriquecedora.